‎"O importante é que cada um possa deslumbrar-se com a história que o outro tem para contar."
Joana Cavalcanti

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Poemas completos.

Eu e minha companheira (marca-texto), finalizamos (no bom sentido da palavra) Caeiro neste último final de semana.
Não preciso comentar muito, porque os meus preferidos já dizem tudo!

"Passou a diligência pela estrada, e foi-se;
E a estrada Não ficou mais bela, nem sequer mais feia.
Assim é a ação humana pelo mundo fora.
Nada tiramos e nada pomos; passamos e esquecemos;
E o sol é sempre pontual todos os dias."

"Passa, ave, passa, e ensina-me a passar!"

"Tristes das almas humanas, que põem tudo em ordem,
Que traçam linhas de cousa a cousa,
Que põem letreiros com nomes nas árvores absolutamente reais,
E desenham paralelos de latitude e longitude
Sobre a própria terra inocente e mais verde e florida do que isso!"

"Procuro encostar as palavras à idéia
E não precisar dum corredor
Do pensamento para as palavras"

Eis o meu preferido!:

"Procuro despir-me do que aprendi,
Procuro esquecer-me do modo de lembrar que me ensinaram,
E raspar a tinta com que me pintaram os sentidos,
Desencaixotar as minhas emoções verdadeiras,
Desembrulhar-me e ser eu..."


"Isto sinto e isto escrevo..."


"Ora acertando com o que quero dizer, ora errando,
Caindo aqui, levantando-me acolá,
Mas indo sempre no meu caminho como um cego teimoso."


"Que todos andam a achar e que não acham,
E que só eu, porque a não fui achar, achei."

"Basta existir para ser completo."


"Não desejei senão estar ao sol ou à chuva-
Ao sol quando havia sol
E à chuva quanto estava chocvendo..."


"Nunca tive um desejo que não pudesse realizar, porque nunca ceguei."


"Ai de ti e de todos que levam a vida
A querer inventar a máquina de fazer felicidade!"


"Ser real quer dizer estar dentro de mim."


"Pouco me importa.
Pouco me importa o quê? Não sei: pouco me importa."


"...que não sei se é fome de comer,
Ou se é só fome da sobremesa alheia...
...Que feliz deve ser quem pode pensar na infelicidade dos outros!
Que estúpido se não sabe que a infelicidade dos outros é dele..."


"Durmo com a mesma razão com que acordo
E é no intervalo que existo."


"Não sei o que é conhecer-me. Não vejo para dentro.
Não acredito que eu exista por detrás de mim."


"Mas eu não quero o presente, quero a realidade;
Quero as cousas que existem, não o tempo que as mede."


"Perdi-me dentro de mim / Porque eu era labirinto, / E hoje, quando me sinto, / É com saudades de mim (Dispersão)."


"...a base da arte é a sensação."


"Diferente de tudo, como tudo."


"...transbordei, não fiz senão extravasar-me..."




Nenhum comentário:

Postar um comentário