‎"O importante é que cada um possa deslumbrar-se com a história que o outro tem para contar."
Joana Cavalcanti

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Domingo cego

Minha homenagem hoje vai para ele, "o menino das causas malucas". Que já foi meu cliente e que assim como eu, faz parte desse mundo corporativo maluco e mesmo assim não se deixa abalar pela pressão do tempo contado e vive um dia após o outro, com muito amor e humanismo. Um latino-brasuca-arábe, um radical da vida, um homem bomba de idéias boas, Jihad Daou.



Benefícios do Domingo Cego

Esse benefício eu mesmo vou escrever pessoal, porque ..bom porque eu mesmo que inventei, e não achei nada na Internet. No “Domingo Cego” você já dorme no sábado, consciente que vai acordar cego no Domingo, é isso mesmo , cego , sem enxergar nada ! Você pode usar um tapa-olho, esses de dormir, ou passe uma fita crepe nos olhos e coloque óculos escuros ( é o que eu faço ) , se tiver uma bengala melhor, eu uso aquelas bengalas de trekking (vai ajudar muito no começo).

Pra que isso Jihad ? você é retardado ?

O objetivo de toda essa experiência, é a própria experiência ! Em nosso dia-dia, nos acostumamos em alimentar a nossa percepção apenas com os olhos, apenas com a visão, e com isso nos esquecemos de apreciar e desenvolver os outros sentidos . O trabalho aqui é desenvolver a PERCEPÇÂO , (como no boxe quando tapamos os olhos com uma venda dentro do ringue) a qual pessoas com deficiência visual são obrigadas a desenvolver para sobreviver, e você tem a oportunidade de desenvolver essa percepção não para sobreviver meu amigo(a), e sim para viver melhor . Com isso, aguçando a sua percepção não só com a visão, mas aprendendo a utilizar a audição (demais), paladar , olfato e tato. Sentidos que só serão sentidos se você vivenciá-los e senti-los de verdade.

São 15:00 agora, você provavelmente já almoçou, mas duvido que sentiu o gosto da comida, ou pelo menos tudo que ela tinha pra ser degustada ! Não, você não sentiu nada...sabe porque ? porque nossa mente está automatizada, e você nunca está aqui agora, sempre no passado ou no futuro (ou em lugar nenhum) e muitas vezes esquece que está vivo ( A coisa mais importante na vida, antes de tudo, é saber que está vivo ) . Com isso acaba não sentindo o gosto do alface, o calor do cobertor, o molhado do suco de goiaba, o fofinho do travesseiro, o cheiro do café com leite de manhã, e nem o frescor do vento que bate no seu rosto quando abre a janela do quarto. A quanto tempo você abre a janela do quarto ? bom acho que a sua vida toda né.... Já percebeu quanta oportunidade de VIDA que já deixou passar ? O bom é que você ainda não morreu né... Será que importa o quanto você vive, ou como é que você vive ?

O “Domingo Cego” é um bom começo pra essa nova percepção de vida, pois você é obrigado a estar AQUI AGORA , sua mente não fica vagando , sabe porque ? Porque você sente sede, e quer chegar até o filtro, sem pedir pra sua mãe. Porque você não precisa olhar pra janela, pra saber que tem um beija-flor lá, você sente ele... Porque a melancia vai ter mais sabor, o beijo vai ser mais saboroso, o banho vai ser divino porque tem água caindo na sua cabeça, e você nunca percebeu isso pensando na planilha do dia seguinte , a comida vai ter mais detalhes na sua língua, e o tocar de alguém vai ser mais caloroso pra você. Com isso vai começar a perceber as coisas simples da vida. A maioria dos dias desse ano vão ser simples como hoje, talvez algum dia você vai para um casamento ou viajar, mas essa é a sua vida..vai estar ai sentando em frente desse computador quase todos os dias desse ano, você precisa trabalhar, mas vai perceber maior qualidade de vida ao dar valor a essas coisas simples, apreciando os outros sentidos que já existe em você. Feche os olhos, tire sua mão do mouse, passe o polegar na ponta dos outros dedos, e preste atenção ..sentiu ?

O “Domingo Cego” existe pra isso , é um treinamento pra qualidade de vida através de todos os seus sentidos, melhorando assim a sua percepção perante as coisas simples da vida . No começo não é fácil, confesso... mas é como um músculo, quanto mais você treina mais forte fica, e vai conseguir levar essa percepção pra semana toda, e não só no “Domingo Cego”, e depois pra vida toda !! esse é o objetivo. Pode se praticar o “Domingo Cego” pelo menos uma vez por mês. No dia tente escutar um áudio-book, conversar com pessoas, com flores, com o cachorro, meditar, degustar, transar, cheirar e apalpar. Muita gente fala: “Nossa , você perde um Domingo todo sem ver”..rs. Ai que você se engana, você não perde, e sim ganha, porque em tudo que for fazer, vai estar presente ..é lindo !
Além de todo esse benefício, quando você abre os olhos a noite no Domingo, parece que você recebe uma luz de gratidão ( Não tem um “Domingo Cego” que eu não chore no final ) , se sente feliz e grato só de poder enxergar, e assim compartilhar esse sentimento com todas as pessoas que não tem essa oportunidade. Já ouvi gente dizer que isso é falta de respeito para com o cego !! como se eu tivesse tirando uma dos cegos ??!!, muito pelo contrário, você sente muito mais respeito uma vez que sente na pele como ele vive. Eu não consigo te deixar rico da noite para o dia, mas com o “Domingo Cego” consigo fazer com que você se sinta rico da noite para o dia. No final do texto segue o link do Maq, um grande amigo meu, carioca que perdeu a visão aos 21 anos de idade. Visitem o site dele .

Enfim pessoal, fiquem a vontade de me achar retardado , louco, e se quiserem desconsiderar esse texto, pelo menos obrigado por ler até o final. Só posso apontar o caminho e torcer que você ao menos experimente, nem que for por meio período. É algo que tem me ajudado muito e quis compartilhar com vocês. Talvez você sinta vergonha do que os outros vão achar, mas não esqueça que muitas pessoas deixam de viver ( e acabam só existindo pro resto de suas vidas ) devido ao seu status na sociedade, MEDIOCRIDADE . Isso não te mata, mas te deixa cego de verdade pro resto da sua vida.

Jihad Daou

Nenhum comentário:

Postar um comentário