‎"O importante é que cada um possa deslumbrar-se com a história que o outro tem para contar."
Joana Cavalcanti

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Vidas de Rua

Terminei este livro hoje e posso dizer que todos aqueles que dizem que os moradores de rua vivem nas ruas porque querem, deveriam ler.
O livro é fruto de pesquisas para a dissertação de Cleisa Moreno Mafei Rosa, onde a autora indica que as difíceis situações econômicas das décadas anteriores deixaram fortes sequelas agravando os índices de trabalho e crescimento da população de rua. Além de dados estatísticos e análises sociais e psicológicas, o livro traz uma série de depoimentos de moradores de rua em diversos momentos, o que deixa o livro ainda mais interessante.
Vidas de Rua é um bom livro para quem quer entender melhor os fatores e as situações que levam um ser humano com vida socialmente denominada normal a viver nas ruas.

"A presença de adultos vivendo cotidianamente nas ruas é uma realidade universal, especialmente nas grandes metrópoles, com processos de urbanização mais ou menos planejados, mais antigos ou mais recentes. Tal fenômeno tem questionado profissionais, pesquisadores, organizações não-governamentais e, especialmente as políticas públicas, pois encaram a crueldade da precarização das condições de vida, em graus de destituição alarmantes de parcelas cada vez maiores da população."

"Identificou, também, situações diferentes de permanência na rua: ficar na rua (circunstancialmente), estar na rua (recentemente) e ser da rua (permanentemente) o que revela diferentes inserções das próprias pessoas nas ruas, bem como exige dos poderes públicos respostas diversificadas expressas em programas e políticas sociais."

"Diz-se violento o rio que tudo arrasta, mas não se dizem violentas as margens que o oprimem. Bertolt Brecht"


"O termo sofredor é substituído por novas terminologias com preocupações sociais e econômicas como povo da rua, morador de rua e outros. Povo quis reforçar a consciência de grupo, morador quis expressar a negação de um direito.


"O sofredor de rua trabalha quase sempre infinitamente mais que grande parte dos parlamentares e representantes do povo [...] é trabalho mesmo. Vou mais longe: é trabalho produtivo."

"Toda sociedade estratificada cria uma massa variável, com frequência muito numerosa de indivíduos excluídos da ordem."

"Estudar, portanto, depende de orientação, motivação e, mais exatamente, de condições objetivas básicas de sobrevivência que, diante dos impasses, vão se distanciando como possibilidades reais."

"...não cresci, só fiz aniversário..."

"Após sete meses de massacre alguns culpados já foram identificados - policiais e seguranças privadas, porém sem provas condudentes, por corporativismo ou incompetência da polícia, não foram denunciado por estes crimes. Era sabido que estavam presos por outros motivos, pois tinham crimes anteriormente cometidos; entretanto, foram recentemente liberados a pedido do Ministério Público. Associação Rede Rua, março de 2005."





Formato: Livro
Autor: ROSA, CLEISA MORENO MAFFEI
Idioma: PORTUGUES
Editora: HUCITEC EDITORA
Assunto: CIÊNCIAS SOCIAIS - SOCIOLOGIA
Edição: 1ª
Ano: 2005

Um comentário:

  1. Quero muito este livro, mas não encontro. Alguem sabe onde posso comprá-lo.

    ResponderExcluir