‎"O importante é que cada um possa deslumbrar-se com a história que o outro tem para contar."
Joana Cavalcanti

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Cabeça de Porco

Gente, comprei esse livro há mais ou menos cinco anos e exatamente há este tempo ele estava parado aqui em casa. Eu tinha começado a ler e como não tinha achado interessante, parei antes da metade.
É incrível como cada livro tem sua hora certa para ser lido. Semana passada encontrei ele na parte dos "encostados" e simplesmente devorei em uma semana.
O livro é animal e contribuiu mais uma gotinha para minha formação de conceito e opinião.
Para quem gosta de saber como funciona o Brasil que não conhecemos e ignoramos, "Cabeça de Porco" é um bom livro, com boa linguagem e bagagem. Enjoy it!

"O inferno está perto de nós, é verdade. Mas há saída, sim. Basta olhar de perto e sentir o sopro de humanidade que vibra sob a máscara dos monstros."

"Mas uma coisa era certa: aquilo que eu achava que era uma desgraça, de certa maneira fazia parte da economia daquele lugar; o dinheiro que entrava ali naquele bairro produzia uma grande quantidade de violência, exatamente porque produzia a riqueza e o ganha-pão de todos eles. Tudo muito confuso, tudo muito doido."

"Alias, o que os jovens das comunidades mais querem é ser iguais aos que vivem fora dela, e os fora-da-lei acabam tentando ser o espelho dos que moram fora do morro."

"A maioria - ele disse maioria levantando a voz como quem tencionasse deixar claro que não estava falando de todos - a maioria tem necessidade imediata de comer, não de estudar."



"...que é preciso vontade de trabalhar, de lutar, de viver, e isso é algo que também precisa ser ensinado,"

"O que estou dizendo é que esta palavra, realidade, deveria vir sempre cercada de aspas, porque ela, a realidade, é sempre aquilo que dela nos permitimos saber, segundo nossas crenças ou conceitos, nossas práticas e relações sociais. Neste sentido, ela é sempre historicamente condicionada, além de ser, em boa medida, feita por nós - registre-se com especial atenção que nossas crenças sobre ela constituem parte do trabalho coletivo e intersubjetivo que a produz."


"É difícil mudar. Muito difícil. Doloroso e angustiante. Primeiro, porque a ousadia de mudar-se a si mesmo envolve cortejar a morte. Na mudança, uma parte de nós perece; um modo de sermos nós mesmos entra em colapso"

"O acordo com policiais corruptos é como o amor para Vinicius de Moraes: eterno enquanto dura."

"Quem é o verdadeiro bandido dessa história? Qual é o ato criminoso mais vil? Vender produtos proibidos ou montar a farsa hipócrita que encobre os crimes do Estado e estigmatiza toda uma população? Vender drogas e armas sem farda ou com farda?"

"O crime, no Brasil, é a derrota de todos nós - um fracasso compartilhado."

"Podiamos permitir que o Brasil soubesse que, por trás de uma arma, tem um coração batendo; que é preciso uma grande intervenção política no país para que não estejamos fadados à escravidão de seres humanos; e que essa intervenção não seja policial, mas em todas as áreas."


"...o foco de nossas preocupações não deveria ser o comportamento desviante individual, mas a educação dos jovens em uma cultura refratária à violência."

"A lei é da selva, a selva chamada Brasil..."


ISBN: 8573026685
ISBN-13: 9788573026689
Idioma: português
Encadernação: Brochura
Edição: 1ª
Ano de Lançamento: 2005
Número de páginas: 286

Nenhum comentário:

Postar um comentário