
Depois de assistir seguidas vezes "Jogando no Quintal", passei a observar as pessoas pensando no palhaço como espelho da sociedade, e esse caminho todo me levou a curiosidade sobre o teatro que existe por traz de um palhaço.
Por acaso, pesquisando sobre outros livros de teatro, encontrei esse no site da Saraiva.
O livro é uma delícia ! Tem uma linguagem super fácil e trata do início, do início do básico do teatro, contando sobre o papel de cada um dentro do espetáculo e um pouquinho de sua história.
Como manda a tradição aqui neste espaço, lá vão os trechos para aguçar os sentidos!
"O teatro é um jogo de emoções, e tudo o que acontece no palco com os nossos sentimentos."
"Um texto muito antigo, cujo autor morreu e não tem herdeiros vivos, transforma-se em domínio público, isto é, pode ser encenado sem nenhuma autorização prévia e nada se paga ao autor."
"A função de diretor é bem recente no teatro. Antigamente, os atores se encarravam da direção do espetáculo, ou seja, cada um fazia a sua parte conforme estava escrito no texto, e em conjunto cuidavam do precário cenário, e os trajes de cena eram sempre dos próprios atores."
"O diretor mastig e digere o que o autor escreveu."
"Fazer rir é tão difícil quanto fazer chorar."
"...o teatro é o lugar onde as ilusões brincam de ser verdade."
"A palavra "teatro" deriva da palavra grega theastai, que significa ver, enxergar."
"Desde seu aparecimento, na Grécia antiga, o teatro difundiu-se pelo mundo, passando a ser uma maneira de o homem retratar o pensamento de sua época."
"O teatro é o retrato das emoções."
"Havia sempre um protagonista, que era o herói, e o antagonista. Eles eram perfeitamente definidos dentro do texto. Quem era bom, era bom mesmo, assim como o vilão era sempre maldoso, e não se procurava justificar a causa da maldade."

"Existiam também os comédias, sempre com uma função de crítica. Enquanto o pública ria, o autor denunciava os costumes da época. Assim, desde seu aparecimento o teatro já mostrava sua função contestadora."
"Enquanto na Grécia o teatro era um espetáculo de texto, em Roma havia um circo, onde os espetáculos variavam desde lutas de gladiadores até a morte de prisioneiros, o que era encarado como puro divertimento para as plateias."
"Nessa epoca surge a famosa expressão 'pão e circo', ou seja, o povo devidamente alimentado, e tendo divertimento, não criará nenhum tipo de problema para seus governantes."
"Nasce um novo tempo.
A América é descoberta. O homem se coloca no centro do universo no movimento conhecido como Renascimento.
E o teatro também se modifica."
"No Brasil, o teatro chegou com os jesuítas, que preocupados em catequizar os índios, utilizaram a dramaturgia para explicar a religião."
"Podemos considerar como o primeiro autor em terras brasileiras o padre José de Anchieta, cujos textos eram escritos em tupi-guarani, português e espanhol."
"Interpretar é ceder o corpo a um personagem.
O ator deixa de ser ele para se transformar numa pessoa imaginada pelo autor."
"...ao trabalhar com a emoção, o cômico pode ser muito trágico e o trágicco virar comédia."
"Uma criança de cinco anos não possui o mesmo senso de observação que possui uma criança de dez, mas, quando se trata de uma apresentação escolar, todas são agrupadas na mesma plateia. Isso frusta os atores e o público."
"Mas que tudo, acredito que o teatro possa ser uma forma de educar, revelando através das emoções o homem e seu tempo."
Editora: GLOBAL
ISBN-10: 8526011421ISBN-13: 9788526011427
Idioma: Português
Origem: Nacional
Edição: 1
Número de páginas: 68
Lançamento: 1/1/2007
Fe, adorei esse! Sabe que a vontade para o teatro também me despertou esse ano? encenei uns trechos de algumas literaturas que apresentei na faculdade... ficava tão a vontade e feliz que nem me reconhecia na frente de todos. Curti a ideia desse livro, vou procurar nos sebos daqui!
ResponderExcluirEsse livro é muito bom! É para iniciantes mesmo.
ResponderExcluirComeçar um curso de teatro faz parte dos meus planos para 2012.
:)