Hoje terminei de ler este livro que é muito bom para quem ama fotografia e deseja começar a conhecer as técnicas para desenvolve-las. O livro é super dinâmico e tem uma linguagem super fácil para iniciantes. Vale muito a pena!
As fotografias mais espetaculares são produzidas quando os raios de sol atravessam o céu pesado e escuro e iluminam o primeiro plano ou pontos distantes.
Frequentemente existe variação de altura entre as pessoas, e é uma boa ideia colocar a mais alta no meio, criando o efeito de triângulo.
Para quem realmente pretende fotografar prédios e outras estruturas, o equipamento ideal é uma objetiva zoom grande-angular, começando com 17 mm oumais.
A iluminação é o principal fator que determina se uma imagem tem alto ou baixo contraste. A lus intensa originada em um único ponto produz uma iluminação dura e cheia de contraste; a luz suave que parte de uma fonte difusa cria uma iluminação delicada e sem sombras. Uma não é melhor que a outra; as duas (e todos os níveis entre elas) têm seu lugar na fotografia. E é esta gradação da luz que oferece tanta liberdade de expressão.
Uma regra fundamental da fotografia é que a qualidade da luz é sempre mais importante do que a quantidade.
Iluminação do alto
De todos os tipos de iluminação disponíveis para fotógrafos, a iluminação vinda de cima deve ser a menos satisfatória. Ela aparece por volta do meio-dia em um dia ensolarado de verão, quando o sol está em seu ponto mais alto. As sombras são curtas, apontam para baixo e são bem densas. é melhor evitar esse tipo de iluminação especialmente em retratos, pois aparecerão áreas escuras abaixo de olhos, nariz e queixo do modelo.
Luz lateral
A iluminação lateral é perfeita para retratos com personalidade e ainda cria sombras interessantes.
Uma boa composição fotográfica deve ser como uma boa história, com um começo que prende a atenção, um meio que mantém a atenção e um fim que leva a jornada a uma conclusão satisfatória.
Para adicionar profundidade e movimento a uma fotografia, não existe nada melhor do que usar linhas. Além de criarem um forte senso de direção, elas também conduzem o olhar pela imagem, fazendo-o captar cada elemento ao longo do caminho.
Linhas horizontais dividem o enquadramento e criam um senso de tranquilidade, pois elas repetem o horizonte. O olho normalmente navega da esquerda para a direita, porque é assim que lemos.
Linhas para cima, verticais, são muito mais dinâmicas - assim, elas podem dar à imagem um forte senso de estrutura.
Evitando o tremido da câmera
Para evitar o tremido da câmera, a regra prática e usar uma velocidade que no mínimo "bata" com a distancia focal da câmera, como 1/60 s para uma 50 mm, 1/25o s para uma 200 mm, e assim por diante, apesar de isso depender muito da firmeza da mão do fotógrafo ao tirar a foto.
Ao trabalhar com lente teleobjetiva para fotografar motivos distantes, use velocidafes do obturador rápidas, a fim de evitar o tremido da câmera.
Escolhendo uma abertura
Se a intenção é congelar um objeto em movimento, então é preciso escolher uma abertura grande como 1/4, para que uma porção de luz passe pela lente e a câmera possa escolher uma velocidade de obturador alta.
Para descobrir a velocidade do obturador mínima segura, divida 1 pela distância focal sendo usada. Com uma lente 200 mm, isso resulta em uma velocidade de 1/200 s.
É preciso levar em conta que, quanto maior a distância focal da lente, mais difícil se torna tirar fotos sem tremer.
O segredo para evitar o olho vermelho é fazer que as pessoas olhem para uma luz enquanto se tira a fotografia.
Ficha Técnica
ISBN: 9788539600755
Código de barras: 9788539600755
Edição: 1
Número de páginas: 192
Formato: 11,5 X 18,5 cm.
Lombada: 1,6
Peso: 290 gramas
Editora: Senac São Paulo
Enjoy it!
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