‎"O importante é que cada um possa deslumbrar-se com a história que o outro tem para contar."
Joana Cavalcanti

terça-feira, 15 de novembro de 2011

A arte do ator

Com registro obrigatório na história artística do século XX, o diretor, Ator e professor russo traz ao leitor, nessas seis lições, os ensinamentos de um mestre, cuja vida dedicou ao Teatro. Trata-se, não de uma exposição teórica ou de incursão especulativa, porém do saber profundamente vivenciado e da experiência da representação cênica criticamente repensada, preocupada com a verdade e a artisticidade da criação interpretativa e convincente da personagem e da obra teatral nervo stanislavskiano da discussão e das aulas que o autor desenvolve nesta obra.

"Eram de opinião que, se a cena precisa necessariamente suscitar ilusão, ela não é e nem cria a realidade que representa. Assim, a tradicional percepção mimética do palco não deveria ser tomada como um dogma, pois toda e qualquer dramatização e teatralização requer formalização estética e estilística."

"O ator é em geral tímido com a palavra e pouco articulado. Com frequência não sabe o que é ou como é aquilo que faz, que o torna ator. Mesmo quando sabe, é difícil para ele dizê-lo ou escrevê-lo. Só consegue expressá-lo na ação. Sua linguagem é uma linguagem do movimento, do gesto, da voz, da criação e da projeção de uma personagem através de coisas feitas ou que deixaram de ser feitas."

"Só é capaz de sonhar quem é capaz de permanecer com os dois pés firmemente no chão. É por isso que o policial irlândes é o melhor do mundo. Ele nunca dorme em serviço. Sonha completamente acordado e o bandido tem pouca chance."


"Lembre-se, este é o trabalho fundamental do ator - ser capaz de "ser" aquilo que deseja ser, consciente e exatamente."

"Porque o mundo, para todos nós, é o ser a quem amamos."

"Não há ação sem conflito."

Concentração
Memória da emoção
Ação dramática
Caracterização
Observação
Ritmo



Richard Boleslavsky was born Bolesław Ryszard Srzednicki on February 4, 1889 in Dębowa Góra, in tsarist Russia-ruled Poland. He graduated from the Tver Cavalry Officers School. He trained as an actor at the First Studio of the Moscow Art Theatre under Konstantin Stanislavski and his assistant Leopold Sulerzhitsky, where he was introduced to the 'system'.
During World War I, Boleslavsky fought as a cavalry lieutenant on the tsarist Russian side until the fall of the Russian Empire. He left Russia after the October Revolution of 1917 for his native Poland, where he directed his first movies. As his birth name was difficult to pronounce (even for Poles), he took the name Ryszard Bolesławski. His Miracle at the Vistula (Cud nad Wisłą) was a semi-documentary about the miraculous victory of the Poles at the Vistula River over the superior Soviet Russian forces during the Polish-Soviet War of 1919-1921.
Boleslavsky was married at least three times and had a son - Jan - with his last wife, Norma.
In 1922, Boleslavsky acted in Die Gezeichneten, a German silent film directed by Danish director Carl Theodor Dreyer. In the 1920s, he made his way to New York City, where, now known as "Richard Boleslavsky" (the English spelling of his name), he began to teach Stanislavski's 'system' (which, in the US, developed into Method acting) with fellow émigré Maria Ouspenskaya. In 1923, he founded the American Laboratory Theatre in New York. Among his students were Lee Strasberg, Stella Adler and Harold Clurman, who were all founding members of the Group Theatre (1931–1940), the first American acting ensemble to utilize Stanislavski's techniques.
Offered a contract to direct Hollywood films, Boleslavsky made several significant films with some of the major stars of the day, until his death a few weeks short of his 48th birthday, on January 17, 1937. He is interred in the Calvary Cemetery, East Los Angeles.
For his contribution to the motion picture industry, Boleslavsky has a star on the Hollywood Walk of Fame at 7021 Hollywood Blvd.

Editora: Perspectiva
ISBN-10: 8527302748
Edição: 1
Número de páginas: 118
Lançamento: 8/7/2004

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